quarta-feira, 7 de novembro de 2007

A importância do aquecimento

Oi pessoal!

Temos a reportar com muita pena minha 4 baixas para este jogo. E uma delas preocupa-me pois é o Alessio o nosso transalpino que está com algumas dores estranhas no joelho.

Não sabemos como ele contraiu a possível lesão mas gostava de aproveitar a ocasião para vos chamar a atenção para a importância do aquecimento e do arrefecimento, ou seja, é necessário uma fase de aquecimento muscular e de ligamentos antes de começarmos os jogos. Não é apenas a lançar ao cesto e a fazer lançamentos na passada que devemos aquecer. Devemos ter bastante cuidado com as articulações e tendões pois não sendo nenhum de nós atletas de competição regular não temos o organismo rotinado para esforços e precisamos de aquece-lo de forma efectiva para evitar lesões.

Após o jogo a fase de arrefecimento é também crucial por dois motivos:

- 1º - o ritmo cardíaco está acelerado e deve ser diminuído de forma gradual para aumentar a capacidade de adaptabilidade do organismo a esforços repentinos e evitar choques cardíacos;

- 2º - os músculos se deixados em tensão no fim de um jogo ficam num estado de excesso de irrigação sanguínea o que provoca entorpecimento e perda de elasticidade que é a caraterística fundamental para se evitarem lesões posteriores;

Por isso cada um deve cuidar do seu corpo por forma a evitar lesões. Estamos aqui apenas para nos divertirmos e seria uma pena que alguém ficasse gravemente lesionado devido a falta de aquecimento ou arrefecimento adequado.

Um abração pra todos e logo vamos á luta!!

Sem comentários: