quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Primeira análise ao jogo: CB Queluz 37 - 40 Clube Brisa

Já que não saiem as estatísticas (parece que tivemos contagens mais detalhadas desta vez;-)) faço aqui um pré-comentário ao nosso jogo. 

Antes de mais VITÓRIA!! Sabe bem dizer isto depois de um jejum de nem sei quantos jogos!! Parabéns a todos pela garra que demonstramos especialmente nos minutos finais para aguentar o resultado. 

O CB Queluz de facto é uma equipa ao nosso nível e foi perfeitamente justo que tivessemos ganho mas poderia ter sido uma história semelhante á que temos tido desde á mts jogos... Começamos sempre bem mas depois começa a reinar a confusão e começamos com as discussões do costume. 

No início do jogo trocamos bem a bola no ataque até termos oportunidade de lançar e estavamos a marcar os pontos pela certa. A partir do momento que eles passam para a frente começamos a desconcentrar e a forçar entradas para o cesto... 

2 princípios que eu acho fundamentais: 

 1 - O papel do base é acelerar o jogo por forma a tornar a defesa desconfortável e depois criar oportunidades para os colegas marcarem. Apenas em situações sem oportunidade de passe ou de clara vantagem sobre o seu adversário direto é que ele deverá investir sozinho para o cesto. 
 2 - O papel dos jogadores interiores é trabalharem em conjunto no ataque para criarem espaços para desiquilibrarem a defesa. Se a defesa ajusta em conformidade e elimina as vantagens a bola deverá voltar á zona exterior do ataque. É um jogo de paciência e entreajuda que temos de manter ao longo de todo o jogo. Ou seja, enquanto cumprimos estes princípios, estivemos bem na minha opinião. Qd começamos a forçar entradas para o cesto e jogadas interiores com a defesa em superioridade começamos a falhar. 

Tivemos um espetacular período de acerto com o cesto nos últimos 3 minutos de jogo que nos deu a vitória mas sempre com o que eu chamo de "low percentage shots", ou seja, triplos e entradas para o cesto dificeis. Temos de conseguir os "easy looks" e "high percentage shots" com o Basílio, David e Nuno a marcarem pelo menos 6 a 8 pontos por jogo cada um senão mais porque a capacidade está lá. O nosso trabalho é que eles consigam espaços para jogar e lançar. Os triplos não vão sair sempre e nesses casos temos mesmo de assegurar estes pontos dentro da área restritiva que inclusivamente dão azo a faltas que nos beneficiam colocando pressão nos adversários. Reparem que qd o Basílio e o David foram á linha de lance livre convertemos pontos preciosos e colocamos a pressão do lado da defesa deles! 

Qt á defesa achei que estivemos médios. Somos mais fortes em defesa zona pq a temos mais treinada. No entanto achei a escolha da defesa homem inteligente pois eles têm lançadores que foram praticamente eliminados pela defesa ao homem. No entanto há outros riscos com a defesa homem tais como o isolamento de jogadores no um contra um sem ajudas. Uma das causas de problemas no jogo foi o poste deles, o número 27 que se fartou de marcar pontos lá dentro e inclusivamente originou a saída prematura do David por faltas acumuladas. Não podemos pedir ao David que defenda um jogador com aquela envergadura e recursos técnicos sem ajuda. O extremo mais próximo tem de ajudar tal como se fosse uma zona. Defesa homem-a-homem não quer dizer defendo só o jogador que me está assignado e os outros que se safem com o resto. Tudo neste jogo é baseado em entreajuda e temos de melhorar neste aspeto.

Qt a nossa atitude achei toda a gente combativo e bem disposto (eu tive uma birrinha lá no fim mas vcs já me sabem aturar... sorry...) e devemos continuar com reforço positivo dos desempenhos dos colegas. Qt mais nos motivarmos melhor será a nossa coesão e rendimento como equipa!!

Finalizo dizendo mais uma vez que para mim é um prazer jogar convosco principalmente qd temos direito a momentos destes em que ganhamos um jogo suado mas que valeu a pena!! 

Uma menção honrosa para a fantástica entrada para o cesto do Duarte com direito a 2 pontos. Teve poucos minutos em campo mas esteve excelente!! 

Abração a todos!! 
I.

Sem comentários: