quinta-feira, 1 de novembro de 2012

2º jogo de treino: Brisa(+Terças) vs. SIC(quintas)

Oi pessoal! Tivemos na terça um jogo de treino com o pessoal da SIC e foi bastante porreiro na minha opinião. São pessoal fixe e até foi um jogo competitivo. Obrigado tb ao pessoal de terça que deixou que o jogo existisse e que contribuiram para o treino com bastante entrega ao jogo! Agora á minha opinião em termos de prestação que tivemos. Não vou comentar as prestações do pessoal que n é da equipa pois muito já fizeram eles e estão naquilo por descontração apenas. Nós tivemos pontos fortes pois pressionamos em termos de contra ataque que na minha opinião continua a ser aquilo em que somos mais fortes em termos atacantes. O lançamento exterior esteve razoável mas o trabalho de poste estático foi mais complicado. O David jogou mt por terrenos fora do cesto e sem o Basílio dentro o Nuno teve um trabalho complicado pois em o jogo de poste baixo não é o que mais potencia as capacidades dele. Qt ao drive da bola entre mim e o Chico com o apoio do David estivemos bem mas ás vezes trapalhões. O que funciona mt bem com a configuração do David mais por fora é qd ele entra para o cesto e nõs fazemos cortes para permitir os passes. Fizemos duas ou três jogadas excelentes dessa forma. Acho que nos faz falta mais alguma marcação de pontos a meia distância do cesto pois ou marcamos com entradas ou contra ataques e uns triplos aqui e ali. Os lançamentos duplos obrigam as defesas a esticar tb e obrigam os defesas a tomar decisões mais dificeis pois se eles começam a perceber que n lançamos nunca pressionam e fecham apenas os caminhos para o cesto. Em termos de trabalho de bloqueio foi praticamente inexistente á exceção de alguns bloqueios iniciais para o base. Qd temos equipas pressionantes homem-homem temos de fazer mais bloqueios indiretos para facilitar a abertura de linhas de passe. Tivemos sorte que eles n pressionaram mais pois a fase de maior pressão correspondeu á nossa pior fase em termos de ataque. Em termos defensivos tivemos mts falhas clamorosas por falta de atenção. Há situações em que o recurso á falta é uma jogada inteligente e não ficarmos a olhar para o adversário a entrar para o cesto. Eles a menos do Marco tinham poucos atiradores e portanto há que fechar caminhos para o cesto. Os postes apesar de inexperientes em certas jogadas fizeram da defesa picadinho conseguindo cestos fáceis. Gostei de defender á frente com o Xico pois ele tem as mesmas dinâmicas que eu em termos defensivos e entendemo-nos bem. Sei que não poderemos ter sempre esta configuração mas em certos jogos com bons atiradores ou bases rápidos acho que o Xico a defender á frente é uma mais valia. Faltou-nos a prestação do Basílio ao qual desejo as melhoras, do Marco que nos vai ajudar no jogo a meio campo a estabilizar e do Daniel que é um excelente atirador de meia distância e poderá nos ajudar nesse capítulo. Bem como já sabem isto é apenas a minha opinião mas vou colocando aqui para irmos discutindo pontos de melhoria. Mais uma vez saliento a boa onda do pessoal das quintas! Temos de combinar mais vezes uns treininhos conjuntos! Abração!! I. P.S.: Qt ao resultado sinceramente não interessa pois o importante é treinarmos. Entretanto os jogos a doer estão a chegar!! Oh yeah!!

1 comentário:

DAN disse...

Bom, em relação as posições em que cada um de nós joga ou pode jogar; Eu penso que o David deve jogar na 4 ou 5, ou seja, poste baixo ou poste (com ou sem a presenca do Basilio). Não só pela sua altura, para os ressaltos, mas tambem por alguns movimentos que ele sabe e gosta de fazer quando está de costas para o cesto. Explorando bem isso, a equipa pode tirar um melhor proveito das capacidades dele.

GOSTAVA DE VOS PODER MOSTRAR AS MINHAS IDEIAS EM RELAÇÃO à EQUIPA e AO PAPEL DE CADA UM.
TENHO TUDO APONTADO NO MEU BLOCO DE NOTAS...

Podem encarar isto como um simples relatorio de um "scout" ou como uma opinião apenas! Isto se quiserem ouvir... :-)
Aproveito tambem para vos dizer que comprei um quadro de basket daqueles dos treinadores, por uns miseros 3 euros (que vou exigir à Brisa, CLARO!!!) para nos ajudar nos jogos/treinos.

Terça-Feira Lá estarei, estou cheio de vontade de jogar Basket!
Abraço a Todos!!!